Tipos de Currículo

Tipos de Currículo
5 (100%) 1 vote

Existem diferentes tipos de currículo e certamente poucas pessoas sabem disso. Alguns currículos tem funções dentro da própria empresa, enquanto outros tem função de buscar o primeiro emprego ou de obter financiamento. Então vamos explicar todos os currículos e o que sabemos sobre cada um deles.

tipos de curriculum

1° – Currículo Lattes

O que é Currículo LattesO Currículo Lattes é o mais conhecido no mundo acadêmico, sendo ele o primeiro passo para adquirir financiamento à pesquisa. Ele é administrado pela Plataforma Lattes, sendo um currículo 100% digital. Tem amplo uso por pesquisadores e estudantes da área acadêmica por ser abrangente e confiável.

Em um Currículo Lattes, quanto maior o número de informações sobre a sua vida acadêmica, seu histórico profissional e as suas habilidades enquanto profissional, melhor, pois nele você pode ter um número ilimitado de páginas, desde que você realmente tenha feito tudo o que disse pois ele é um currículo de certa forma “fiscalizado”, principalmente no que diz respeito a pesquisas científicas e orientadores.

Se você deseja ser um pesquisador, ou é um estudante universitário, não perca a chance de fazer um Currículo Lattes. Leia mais sobre em : O que é um Currículo Lattes? / Como Cadastrar um Currículo Lattes?

2°- Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae é o currículo essencial para você que está buscando um emprego formal ou informal e que não especifique o tipo de currículo que deseja. Ele é um currículo generalista, de poucas páginas e que tem o objetivo de ser o mais preciso possível em suas informações.

O Curriculum Vitae deve ser preenchido somente com as informações mais relevantes para a sua carreira e para aquela vaga em específico que você está buscando.

As melhores formas de se fazer um bom Curriculum Vitae são preenchendo-o com uma boa ortografia, com letra legível e com boas habilidades, um objetivo profissional bem definido, e ao menos uma formação que seja de acordo com a exigida pela vaga de emprego, sendo ela de nível médio, técnico ou superior.

Se você ainda não conhece o Curriculum Vitae e deseja saber mais sobre, acesse: Como fazer um Curriculum Vitae (CV).

 

3°- Currículo Cronológico.

O Currículo Cronológico tem o objetivo de organizar as informações profissionais cronologicamente.  Ele traz uma evolução de tempo, exibindo desde a sua primeira carreira até a carreira mais atual, porém tudo isso sendo delimitado pelo tempo em que você passou em cada função e por quantos anos esteve em atividade ou não.

Para quem tem uma vida estável profissionalmente, este currículo é excelente, pois mostra o seu progresso dentro da sua carreira, sua evolução profissional e o tempo que já está em atividade, o que chama a atenção de muitos empregadores que acabam por exigir este padrão curricular.

Porém para uma pessoa que por algum motivo não conseguiu alcançar bons sucessos profissionais, ou que está fora do mercado de trabalho há muito tempo, este currículo acaba ressaltado esses pontos negativos e dificilmente um empregador irá olhar com bons olhos para este caso, e em uma entrevista irá perguntar qual o motivo da inatividade por determinado período de tempo.

É um tipo curricular pouco comum, mas que tem sido adotado por muitas empresas.

Este tipo curricular também pode ser apresentado na ordem inversa, do seu emprego mais atual, até o mais antigo.

tipos de curriculum

4°- Currículo Temático

O Currículo temático é um tipo curricular que tenta dividir a informação presente dentro de um currículo em temas. Esses temas podem ser diversos, como por exemplo, as funções desempenhadas em uma empresa dentro de determinada área, por exemplo, a administrativa.

Este Tipo Curricular não apresenta uma necessidade de ordem cronológica, cabendo ao usuário do currículo decidir se irá ou não colocar esta informação, você também não tem a obrigação de colocar informações sobre últimos empregos ou tempo de inatividade. O mais importante em um Currículo Temático é destacar as suas habilidades dentro de determinada área, sendo assim, você pode informar quais foram seus progressos ao longo da sua carreira de maneira dividida por temas.

É o Tipo Curricular mais adequado para quem possui trabalhos na área informal, seja como autônomo ou freelancer.

 

5°- Currículo Misto

O Currículo Misto é de certa forma um Currículo mais completo que o Temático e Cronológico, pois une dentro dele informações referentes a ambos os Tipos Curriculares.

Para se fazer um bom Currículo Misto é necessário que você o produza de maneira a informar a ordem cronológica das atividades desempenhadas ao longo da sua carreira, e ao mesmo tempo dividi-las entre temas, habilidades, mostrando não só o seu registro de progresso, como também a sua capacidade dentro de determinada área.

É um Currículo um pouco mais completo, porém não tão exigido.

6°- Vídeo Currículo

O Vídeo Currículo é uma inovação que surgiu graças a chegada da internet e ao seu amplo uso ao redor do mundo.

Como o próprio nome diz, o Vídeo Currículo nada mais é que um vídeo onde você descreve informações relevantes a sua carreira, tentando se mostrar o mais profissional possível. Você pode exibir seu trabalho, mostrando suas habilidades em vídeo, sua capacidade comunicativa, e muitos outros pontos que podem ser observados a medida que assistimos um vídeo.

Ele tem surgido como uma forma de melhorar ainda mais carreiras informais como as de FreeLancer, pois é essencial para o empregador verificar se o FreeLancer possui realmente as habilidades necessárias para o que ele se propõe a fazer. Mas ele é útil em qualquer outra área, desde que o seu empregador selecione esta opção como um meio de divulgação do seu trabalho.

7°- Currículo Web

Surgiu como um complemento ao tradicional Curriculum Vitae, porém de maneira digitalizada.

Algumas plataformas oferecem a chance de cadastrar um Currículo Web, e você pode acessar essas plataformas pra deixar o seu currículo sempre atualizado e de maneira digital, sendo assim mais fácil de exibir para o maior número de empregadores em um curto período de tempo. É um currículo de certa forma completo, exibindo suas habilidades e o que mais você desejar, sem muitas obrigações em relação aos seus últimos trabalhos.

Você também pode criar uma página própria na internet com o objetivo de divulgar o seu próprio currículo e mantê-lo sempre atualizado, as opções neste caso são praticamente ilimitadas e você pode colocar vídeos em seu site, últimos trabalhos, portfólio, fica ao seu cargo e à sua criatividade.

 

Parabéns! Agora você já entende um pouco mais sobre os Tipos Curriculares. Qual te agradou mais? Qual você acha que serve mais para você? É essencial que  você analise bem o trabalho que você deseja desenvolver e escolha um Tipo Curricular que seja condizente com os seus objetivos. Sucesso em sua carreira!