O que é a Plataforma Lattes

O que é a Plataforma Lattes
5 (100%) 1 vote

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) decidiu integrar sua base de dados de Currículos, Grupos de Pesquisa e Instituições em um sistema único, onde a informação pudesse ser resgatada rapidamente.



Este local único ficou conhecida como a Plataforma Lattes, que integra todos esses serviços em um só local, fornecendo dessa forma praticidade e velocidade no resgate das informações, assim como um local único para armazenamento de todos os dados.

Atualmente, com o crescimento da plataforma, outras agências de fomento federais, além do CNPq, estaduais, de ensino, de apoio a educação e institutos de pesquisa, passaram a fazer parte do seu vasto banco de dados.

o que e la plataforma lattes

Além disso se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

Com tantos avanços e se tornando cada vez mais útil, o Currículo Lattes passou a ser não só essencial, como também muitas vezes obrigatório na vida de estudantes e pesquisadores por todo o país, todas as agências que fornecem investimento em pesquisa (agências de fomento) têm como padrão a obrigatoriedade do Currículo Lattes como documentação.

Ele se tornou indispensável graças aos seus aspectos gerais que proporcionam altos níveis de confiabilidade, riqueza de informações e abrangência de habilidades. Para saber um pouco mais sobre isso, acesse o nosso artigo sobre O que é o Currículo Lattes? 

 

Quem está por trás do nome Lattes?

 

Césare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como César Lattes, nasceu em Curitiba, onde fez os seus primeiros estudos, se mudou posteriormente para São Paulo onde obteve a sua Graduação em Matemática e Física no ano de 1943.

Lattes possui um vasto trabalho de renome internacional, ficou conhecido no mundo inteiro por diversos trabalhos, entre eles atuou em um como co-descobrir do méson pi, que acabou recebendo futuramente a premiação do Nobel de Física em 1950. Sendo muito conhecido por ter participado como co-criador do projeto méson pi, que futuramente teve grande impacto na Teoria da Relatividade e na descoberta dos Quarks

Lattes é um dos físicos brasileiros mais ilustres e honrados, ele foi responsável também um  dos principais responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), graças a não somente isso, como a toda sua carreira brilhante, o CNPq deu o seu nome para a plataforma de responsável por cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes com o nome de Plataforma Lattes.

 

o que e la plataforma lattes

 

Qual a História da Plataforma Lattes?

 

A Plataforma Lattes ainda não um nome tão pensado, mas já necessitavam de algo similar desde meados dos anos 80, quando havia uma necessidade pela utilização de um formulário padrão para registro dos pesquisadores Brasileiros.

Foi assim então criado O Currículo Lattes que rapidamente se tornou um padrão nacional no registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do país. Hoje ele é utilizado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.  Graças a sua seu amplo espectro de informações, seu grande nível de confiabilidade e a sua abrangência, ele se tornou elemento indispensável e obrigatório na análise de mérito e competência das em questões de financiamento nas áreas de ciência e tecnologia.

o que e la plataforma lattes

 

Em maio de 1999, o CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entraram em acordo para a completa compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação, para pesquisadores, docentes ou discentes. O encontro entre ambas as agências resultou na alteração dos currículos vigentes na época, e na criação do Sistema de Currículos Lattes, lançado em 16 de agosto de 1999.

Já nos dois primeiros anos Sistema de Currículos Lattes foi um sucesso e a cobertura de currículos ligados a C&T aumentou em mais de 300%, com a base anterior de cerca de 35.000 registros sendo incrementada para mais de 100 mil currículos.

 

Parabéns! Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é a Plataforma Lattes. Caso você tenha interesse em saber ainda mais, não deixe de acessar os nossos guias. Temos guias completos sobre as diferenças entre todos os tipos de Currículo, incluindo o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae e também informações a Como cadastrar e como preencher o seu currículo na Plataforma Lattes, não deixe de Conferir.