Qual a diferença entre Currículo Lattes e Curriculum Vitae?

Qual a diferença entre Currículo Lattes e Curriculum Vitae?
5 (100%) 2 votes

Se você está iniciando no mundo profissional e deseja saber qual a diferença entre ter um Currículo Lattes e ter um Currículum Vitae (CV), você acaba de encontrar o local certo que vai te ensinar não só essa diferença, mas também qual é o melhor currículo para o seu perfil. Antes de mais nada, fique informado e acesse o link ao lado para descobrir O que é  o Currículo Lattes?



Agora que você já sabe o que é Currículo Lattes, vamos entender qual a diferença entre o Currículo Lattes e o tão conhecido Curriculum Vitae.

1° Diferença – Abrangência do Currículo

O Currículo Lattes se destaca nesse ponto. O  objetivo do Currículo Lattes é ser o mais abrangente possível, não deixando de lado nenhuma informação sobre a sua carreira acadêmica e profissional. Se ao longo da sua vida você frequentou ou deu palestras, se foi estagiário em algum local como voluntário ou bolsista, se fez um ou mais cursos de longa ou pequena duração, se possui certificados… Resumindo, toda informação que reflete a sua carreira e o seu conhecimento profissional e pessoal deve ser adicionada ao Currículo Lattes e não tem problema se ele atingir 80 páginas por conta disso, na realidade é até melhor, um bom Currículo Lattes é um currículo bem preenchido!

 

O Currilum Vitae (CV) já exibe nesse ponto sua primeira grande diferença. O objetivo de um CV é ser exibido para o maior número de “contratantes” possível, com a função de encontrar um novo emprego/cargo, sendo assim necessário que ele seja exibido de maneira rápida e prática. Um bom Curriculum Vitae geralmente não deve ter mais que duas páginas, essas duas páginas devem conter a informação mais relevante possível referente a sua carreira profissional.

No caso de um CV, as informações mais valorizadas são os seus cursos de Nível Médio, Técnico Graduação, Mestrado, Doutorado, PHD, dentre outros. Cursos de longa duração também são muito relevantes, principalmente se forem relacionados com a área em que você está buscando emprego.

É importante também salientar objetivos profissionais, habilidades pessoais e alguma vezes o seu hobby, desde que toda esta informação não exceda duas páginas. O contratante precisa ler um grande número de currículos para selecionar o que achar mais relevante, portanto ele irá buscar aqueles com menor número de páginas e maior número de títulos, olhando sempre também a grafia do currículo.

2° Diferença – “Objetivo Prático”

O “Objetivo Prático” não é um termo corriqueiro ao se pesquisar por currículos, porém a utilização deste termo me pareceu interessante, onde com ele eu quero dizer “Qual objetivo o Currículo Lattes ou o CV almejam?” Apesar dessa pergunta.

O Currículo Lattes, nesse ponto, tem uma função relativamente limitada a área acadêmica, apesar de não ser restrito somente a isso. Com um Currículo Lattes você estará preparado para ser financiado por uma agencia de fomento a pesquisa, sendo você pesquisador ou estudante.  Se o seu interesse é ser Pesquisador, ou se você é um estudante de algum curso de graduação, principalmente nas áreas de Ciências e Tecnologias, o Currículo Lattes é essencial pra você.

Porém você já deve ter notado que dificilmente um Currículo Lattes terá o objetivo de buscar um emprego comum fora da área acadêmica, ou até mesmo um emprego informal. Para esse objetivo é necessário se utilizar de um Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae entra com o “objetivo prático” de conseguir um emprego de maneira rápida, não sendo relacionado com instituições de fomento a pesquisa. Quem faz um Curriculum Vitae está querendo distribuir o máximo possível o seu currículo, e por isso, você mesmo deverá distribuir o seu currículo através de e-mails, fax, de maneira impressa, cartas, da forma que for possível para chegar ao seu contratante ou da forma que ele solicitar.

3° Diferença – Meio de Divulgação

 

O Curriculum Vitae possui diversos meios de divulgação. Você pode enviar conforme for solicitado pelo seu empregador, ou conforme você achar que é melhor para conseguir determinado emprego. Muitas pessoas optam por imprimir os seus currículos e levar em diferentes lojas entregando uma a uma, enquanto outras preferem pesquisar através de meios digitais e enviar os currículos em formato word através de e-mails. Não há um meio que seja mais certo para isso, já que o único objetivo é divulgar o máximo possível para conseguir alguma vaga.

No Currículo Lattes, a divulgação não é necessária. Basicamente tudo o que você precisa fazer é armazenar o seu currículo na Plataforma Lattes, que é uma plataforma digital que fornece apoio para fomento à pesquisa (Saiba mais sobre a Plataforma Lattes em : O que é a Plataforma Lattes?).

Após armazenado, o seu Currículo Lattes ficará disponível para caso você precise futuramente mostrar para o seu orientador, ou para alguma instituição de fomento a pesquisa através de programas como o PIBIC e o PROFICI.

4°- Resumo – Então qual o Resumo disso tudo?

  1. O Currículo Lattes é mais abrangente em relação ao Curriculum Vitae e tem o objetivo de conseguir financiamento a pesquisa para pesquisadores, instituições ou estudantes, enquanto que o Curriculum Vitae é mais voltados para empregos formais ou informais.
  2. O Currículo Lattes não precisa ser divulgado e geralmente fica em uma plataforma digital, enquanto que o CV tem o objetivo de ser divulgado de todas maneiras possíveis para se conseguir a tão sonhada vaga.
  3. O Currículo Lattes é “monitorado” pela Plataforma Lattes, e portanto, tem um maior nível de confiabilidade do que o CV, já que o CV é puramente administrado por qualquer pessoa e pode conter inverdades.

Parabéns! Agora você já sabe as diferenças básicas entre o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae. Seja qual for a sua área, pesquisar é sempre bom e estudar é sempre a melhor garantia de sucesso!