10 Exemplos de Objetivo Profissional para Currículo

10 Exemplos de Objetivo Profissional para Currículo
5 (100%) 1 vote

Um Bom Objetivo Profissional pode fazer a diferença na hora da escolha de um Currículo, ele pode servir como critério de desempate entre currículos muito parecidos, ou até mesmo como forma de contratação direta.

Se você quer melhorar o seu Objetivo Profissional, veja o nosso guia sobre Como fazer um Bom Objetivo Profissional e siga o passo a passo.

Se você já fez o seu e quer checar alguns bons exemplos de objetivos profissionais para currículo, você veio ao lugar certo. Disponibilizaremos aqui Dez Exemplos que você pode usar como base para criar o seu Objetivo Profissional e para isso vamos separar em 10 partes. Espero que seja de grande ajuda!

Exemplo 1

  • Tenho interesse em fazer parte da equipe X atuando na área XX. Tenho um vasto conhecimento teórico e prático adquirido ao longo do meu processo de formação e creio que através desses conhecimentos poderei ajudar no desenvolvimento da empresa e atuar junto a equipe fornecendo os meus melhores serviços.

Exemplo 2

  • A vaga X disponibilizada pela empresa pode ser um grande salto na minha carreira, onde poderei aplicar os meus conhecimentos profissionais  e ao mesmo tempo ampliá-los. Pretendo usar os meus conhecimentos e profissionalidade para demonstrar não só produtividade, como uma alta taxa de resultados efetivos.

Exemplo 3

  • Tenho grande interesse em trabalhar nesta empresa no cargo X, visto que este cargo pode me ajudar a desenvolver profissionalmente os conhecimentos que adquiri dentro da área, através de curso superior e da minha experiência profissional anterior, que condizem com as exigências da empresa.

Exemplo 4

  • Tendo em vista as exigências da empresa em relação a vaga, creio que possuo um perfil de interesse para a empresa na vaga X, e pretendo contribuir da melhor maneira possível com a equipe através de uma boa relação interpessoal assim como nos aspectos profissionais exigidos, criando não só um ambiente profissional, mas também um local de produtividade e boas relações.

Exemplo 5

  • Tenho grande interesse em fazer parte do quadro de funcionários da empresa, ajudando em seu desenvolvimento e incentivando o crescimento profissional da equipe. Creio que de acordo com as minhas habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, possuo o perfil ideal para preencher a vaga X.

 

Exemplo 6

  • Estou em busca de um novo desafio profissional e nesta busca, creio que a vaga X condiz com as minhas necessidades, sendo ela uma grande oportunidade para meu desenvolvimento profissional. Pretendo fornecer a empresa meus conhecimentos, oferecendo um bom ambiente de trabalho e a obtenção de resultados positivos e de grande expressividade dentro da empresa.

Exemplo 7

  • Tendo em vista que o cargo precisa de uma equipe unida que possa se desenvolver dentro da empresa, creio que tenho o perfil ideal. Possuo experiência nas áreas de comunicação e tenho uma grande experiência com relações interpessoais dentro de diversas empresas. Tenho certeza que poderei contribuir para o crescimento profissional de todos, assim como poderei ajudar na obtenção eficiente de resultados a longo prazo.

Exemplo 8

  • Creio que a vaga seja uma grande oportunidade para correlacionar meus conhecimentos de Graduação na área X com as demandas da empresa e por isso creio que o meu perfil esteja de acordo com as exigências realizadas.

Exemplo 9

  • Tenho grande interesse pela metodologia  e me identifico com a missão da empresa, creio que através das minhas experiências e qualificações posso preencher o cargo X.

Exemplo 10

  • Pelas experiências desenvolvidas ao longo da minha carreira e pelo suporte já prestado dentro da área X, creio que possuo o perfil ideal para a vaga X e por isso, pretendo fornecer meus serviços de maneira profissional e dedicada, atuando de forma a sempre melhorar o ambiente de trabalho e os resultados obtidos pela empresa.

Parabéns! Agora que você já tem ideia de modelos para preencher o seu Objetivo Profissional, foque não somente nesses exemplos, como em mesclar as melhores ideias que você viu ao longo dessas 10 propostas. Dessa forma você terá um Objetivo específico voltado para a sua carreira. O preencha da maneira que achar melhor e rapidamente você verá os resultados chegarem.

O que é a Plataforma Lattes

O que é a Plataforma Lattes
5 (100%) 1 vote

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) decidiu integrar sua base de dados de Currículos, Grupos de Pesquisa e Instituições em um sistema único, onde a informação pudesse ser resgatada rapidamente.

Este local único ficou conhecida como a Plataforma Lattes, que integra todos esses serviços em um só local, fornecendo dessa forma praticidade e velocidade no resgate das informações, assim como um local único para armazenamento de todos os dados.

Atualmente, com o crescimento da plataforma, outras agências de fomento federais, além do CNPq, estaduais, de ensino, de apoio a educação e institutos de pesquisa, passaram a fazer parte do seu vasto banco de dados.

o que e la plataforma lattes

Além disso se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

Com tantos avanços e se tornando cada vez mais útil, o Currículo Lattes passou a ser não só essencial, como também muitas vezes obrigatório na vida de estudantes e pesquisadores por todo o país, todas as agências que fornecem investimento em pesquisa (agências de fomento) têm como padrão a obrigatoriedade do Currículo Lattes como documentação.

Ele se tornou indispensável graças aos seus aspectos gerais que proporcionam altos níveis de confiabilidade, riqueza de informações e abrangência de habilidades. Para saber um pouco mais sobre isso, acesse o nosso artigo sobre O que é o Currículo Lattes? 

 

Quem está por trás do nome Lattes?

 

Césare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como César Lattes, nasceu em Curitiba, onde fez os seus primeiros estudos, se mudou posteriormente para São Paulo onde obteve a sua Graduação em Matemática e Física no ano de 1943.

Lattes possui um vasto trabalho de renome internacional, ficou conhecido no mundo inteiro por diversos trabalhos, entre eles atuou em um como co-descobrir do méson pi, que acabou recebendo futuramente a premiação do Nobel de Física em 1950. Sendo muito conhecido por ter participado como co-criador do projeto méson pi, que futuramente teve grande impacto na Teoria da Relatividade e na descoberta dos Quarks

Lattes é um dos físicos brasileiros mais ilustres e honrados, ele foi responsável também um  dos principais responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), graças a não somente isso, como a toda sua carreira brilhante, o CNPq deu o seu nome para a plataforma de responsável por cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes com o nome de Plataforma Lattes.

 

o que e la plataforma lattes

 

Qual a História da Plataforma Lattes?

 

A Plataforma Lattes ainda não um nome tão pensado, mas já necessitavam de algo similar desde meados dos anos 80, quando havia uma necessidade pela utilização de um formulário padrão para registro dos pesquisadores Brasileiros.

Foi assim então criado O Currículo Lattes que rapidamente se tornou um padrão nacional no registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do país. Hoje ele é utilizado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.  Graças a sua seu amplo espectro de informações, seu grande nível de confiabilidade e a sua abrangência, ele se tornou elemento indispensável e obrigatório na análise de mérito e competência das em questões de financiamento nas áreas de ciência e tecnologia.

o que e la plataforma lattes

 

Em maio de 1999, o CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entraram em acordo para a completa compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação, para pesquisadores, docentes ou discentes. O encontro entre ambas as agências resultou na alteração dos currículos vigentes na época, e na criação do Sistema de Currículos Lattes, lançado em 16 de agosto de 1999.

Já nos dois primeiros anos Sistema de Currículos Lattes foi um sucesso e a cobertura de currículos ligados a C&T aumentou em mais de 300%, com a base anterior de cerca de 35.000 registros sendo incrementada para mais de 100 mil currículos.

 

Parabéns! Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é a Plataforma Lattes. Caso você tenha interesse em saber ainda mais, não deixe de acessar os nossos guias. Temos guias completos sobre as diferenças entre todos os tipos de Currículo, incluindo o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae e também informações a Como cadastrar e como preencher o seu currículo na Plataforma Lattes, não deixe de Conferir.

Tipos de Currículo

Tipos de Currículo
5 (100%) 1 vote

Existem diferentes tipos de currículo e certamente poucas pessoas sabem disso. Alguns currículos tem funções dentro da própria empresa, enquanto outros tem função de buscar o primeiro emprego ou de obter financiamento. Então vamos explicar todos os currículos e o que sabemos sobre cada um deles.

tipos de curriculum

1° – Currículo Lattes

O que é Currículo LattesO Currículo Lattes é o mais conhecido no mundo acadêmico, sendo ele o primeiro passo para adquirir financiamento à pesquisa. Ele é administrado pela Plataforma Lattes, sendo um currículo 100% digital. Tem amplo uso por pesquisadores e estudantes da área acadêmica por ser abrangente e confiável.

Em um Currículo Lattes, quanto maior o número de informações sobre a sua vida acadêmica, seu histórico profissional e as suas habilidades enquanto profissional, melhor, pois nele você pode ter um número ilimitado de páginas, desde que você realmente tenha feito tudo o que disse pois ele é um currículo de certa forma “fiscalizado”, principalmente no que diz respeito a pesquisas científicas e orientadores.

Se você deseja ser um pesquisador, ou é um estudante universitário, não perca a chance de fazer um Currículo Lattes. Leia mais sobre em : O que é um Currículo Lattes? / Como Cadastrar um Currículo Lattes?

2°- Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae é o currículo essencial para você que está buscando um emprego formal ou informal e que não especifique o tipo de currículo que deseja. Ele é um currículo generalista, de poucas páginas e que tem o objetivo de ser o mais preciso possível em suas informações.

O Curriculum Vitae deve ser preenchido somente com as informações mais relevantes para a sua carreira e para aquela vaga em específico que você está buscando.

As melhores formas de se fazer um bom Curriculum Vitae são preenchendo-o com uma boa ortografia, com letra legível e com boas habilidades, um objetivo profissional bem definido, e ao menos uma formação que seja de acordo com a exigida pela vaga de emprego, sendo ela de nível médio, técnico ou superior.

Se você ainda não conhece o Curriculum Vitae e deseja saber mais sobre, acesse: Como fazer um Curriculum Vitae (CV).

 

3°- Currículo Cronológico.

O Currículo Cronológico tem o objetivo de organizar as informações profissionais cronologicamente.  Ele traz uma evolução de tempo, exibindo desde a sua primeira carreira até a carreira mais atual, porém tudo isso sendo delimitado pelo tempo em que você passou em cada função e por quantos anos esteve em atividade ou não.

Para quem tem uma vida estável profissionalmente, este currículo é excelente, pois mostra o seu progresso dentro da sua carreira, sua evolução profissional e o tempo que já está em atividade, o que chama a atenção de muitos empregadores que acabam por exigir este padrão curricular.

Porém para uma pessoa que por algum motivo não conseguiu alcançar bons sucessos profissionais, ou que está fora do mercado de trabalho há muito tempo, este currículo acaba ressaltado esses pontos negativos e dificilmente um empregador irá olhar com bons olhos para este caso, e em uma entrevista irá perguntar qual o motivo da inatividade por determinado período de tempo.

É um tipo curricular pouco comum, mas que tem sido adotado por muitas empresas.

Este tipo curricular também pode ser apresentado na ordem inversa, do seu emprego mais atual, até o mais antigo.

tipos de curriculum

4°- Currículo Temático

O Currículo temático é um tipo curricular que tenta dividir a informação presente dentro de um currículo em temas. Esses temas podem ser diversos, como por exemplo, as funções desempenhadas em uma empresa dentro de determinada área, por exemplo, a administrativa.

Este Tipo Curricular não apresenta uma necessidade de ordem cronológica, cabendo ao usuário do currículo decidir se irá ou não colocar esta informação, você também não tem a obrigação de colocar informações sobre últimos empregos ou tempo de inatividade. O mais importante em um Currículo Temático é destacar as suas habilidades dentro de determinada área, sendo assim, você pode informar quais foram seus progressos ao longo da sua carreira de maneira dividida por temas.

É o Tipo Curricular mais adequado para quem possui trabalhos na área informal, seja como autônomo ou freelancer.

 

5°- Currículo Misto

O Currículo Misto é de certa forma um Currículo mais completo que o Temático e Cronológico, pois une dentro dele informações referentes a ambos os Tipos Curriculares.

Para se fazer um bom Currículo Misto é necessário que você o produza de maneira a informar a ordem cronológica das atividades desempenhadas ao longo da sua carreira, e ao mesmo tempo dividi-las entre temas, habilidades, mostrando não só o seu registro de progresso, como também a sua capacidade dentro de determinada área.

É um Currículo um pouco mais completo, porém não tão exigido.

6°- Vídeo Currículo

O Vídeo Currículo é uma inovação que surgiu graças a chegada da internet e ao seu amplo uso ao redor do mundo.

Como o próprio nome diz, o Vídeo Currículo nada mais é que um vídeo onde você descreve informações relevantes a sua carreira, tentando se mostrar o mais profissional possível. Você pode exibir seu trabalho, mostrando suas habilidades em vídeo, sua capacidade comunicativa, e muitos outros pontos que podem ser observados a medida que assistimos um vídeo.

Ele tem surgido como uma forma de melhorar ainda mais carreiras informais como as de FreeLancer, pois é essencial para o empregador verificar se o FreeLancer possui realmente as habilidades necessárias para o que ele se propõe a fazer. Mas ele é útil em qualquer outra área, desde que o seu empregador selecione esta opção como um meio de divulgação do seu trabalho.

7°- Currículo Web

Surgiu como um complemento ao tradicional Curriculum Vitae, porém de maneira digitalizada.

Algumas plataformas oferecem a chance de cadastrar um Currículo Web, e você pode acessar essas plataformas pra deixar o seu currículo sempre atualizado e de maneira digital, sendo assim mais fácil de exibir para o maior número de empregadores em um curto período de tempo. É um currículo de certa forma completo, exibindo suas habilidades e o que mais você desejar, sem muitas obrigações em relação aos seus últimos trabalhos.

Você também pode criar uma página própria na internet com o objetivo de divulgar o seu próprio currículo e mantê-lo sempre atualizado, as opções neste caso são praticamente ilimitadas e você pode colocar vídeos em seu site, últimos trabalhos, portfólio, fica ao seu cargo e à sua criatividade.

 

Parabéns! Agora você já entende um pouco mais sobre os Tipos Curriculares. Qual te agradou mais? Qual você acha que serve mais para você? É essencial que  você analise bem o trabalho que você deseja desenvolver e escolha um Tipo Curricular que seja condizente com os seus objetivos. Sucesso em sua carreira!

Qual a diferença entre Currículo Lattes e Curriculum Vitae?

Qual a diferença entre Currículo Lattes e Curriculum Vitae?
5 (100%) 2 votes

Se você está iniciando no mundo profissional e deseja saber qual a diferença entre ter um Currículo Lattes e ter um Currículum Vitae (CV), você acaba de encontrar o local certo que vai te ensinar não só essa diferença, mas também qual é o melhor currículo para o seu perfil. Antes de mais nada, fique informado e acesse o link ao lado para descobrir O que é  o Currículo Lattes?

Agora que você já sabe o que é Currículo Lattes, vamos entender qual a diferença entre o Currículo Lattes e o tão conhecido Curriculum Vitae.

1° Diferença – Abrangência do Currículo

O Currículo Lattes se destaca nesse ponto. O  objetivo do Currículo Lattes é ser o mais abrangente possível, não deixando de lado nenhuma informação sobre a sua carreira acadêmica e profissional. Se ao longo da sua vida você frequentou ou deu palestras, se foi estagiário em algum local como voluntário ou bolsista, se fez um ou mais cursos de longa ou pequena duração, se possui certificados… Resumindo, toda informação que reflete a sua carreira e o seu conhecimento profissional e pessoal deve ser adicionada ao Currículo Lattes e não tem problema se ele atingir 80 páginas por conta disso, na realidade é até melhor, um bom Currículo Lattes é um currículo bem preenchido!

 

O Currilum Vitae (CV) já exibe nesse ponto sua primeira grande diferença. O objetivo de um CV é ser exibido para o maior número de “contratantes” possível, com a função de encontrar um novo emprego/cargo, sendo assim necessário que ele seja exibido de maneira rápida e prática. Um bom Curriculum Vitae geralmente não deve ter mais que duas páginas, essas duas páginas devem conter a informação mais relevante possível referente a sua carreira profissional.

No caso de um CV, as informações mais valorizadas são os seus cursos de Nível Médio, Técnico Graduação, Mestrado, Doutorado, PHD, dentre outros. Cursos de longa duração também são muito relevantes, principalmente se forem relacionados com a área em que você está buscando emprego.

É importante também salientar objetivos profissionais, habilidades pessoais e alguma vezes o seu hobby, desde que toda esta informação não exceda duas páginas. O contratante precisa ler um grande número de currículos para selecionar o que achar mais relevante, portanto ele irá buscar aqueles com menor número de páginas e maior número de títulos, olhando sempre também a grafia do currículo.

2° Diferença – “Objetivo Prático”

O “Objetivo Prático” não é um termo corriqueiro ao se pesquisar por currículos, porém a utilização deste termo me pareceu interessante, onde com ele eu quero dizer “Qual objetivo o Currículo Lattes ou o CV almejam?” Apesar dessa pergunta.

O Currículo Lattes, nesse ponto, tem uma função relativamente limitada a área acadêmica, apesar de não ser restrito somente a isso. Com um Currículo Lattes você estará preparado para ser financiado por uma agencia de fomento a pesquisa, sendo você pesquisador ou estudante.  Se o seu interesse é ser Pesquisador, ou se você é um estudante de algum curso de graduação, principalmente nas áreas de Ciências e Tecnologias, o Currículo Lattes é essencial pra você.

Porém você já deve ter notado que dificilmente um Currículo Lattes terá o objetivo de buscar um emprego comum fora da área acadêmica, ou até mesmo um emprego informal. Para esse objetivo é necessário se utilizar de um Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae entra com o “objetivo prático” de conseguir um emprego de maneira rápida, não sendo relacionado com instituições de fomento a pesquisa. Quem faz um Curriculum Vitae está querendo distribuir o máximo possível o seu currículo, e por isso, você mesmo deverá distribuir o seu currículo através de e-mails, fax, de maneira impressa, cartas, da forma que for possível para chegar ao seu contratante ou da forma que ele solicitar.

3° Diferença – Meio de Divulgação

 

O Curriculum Vitae possui diversos meios de divulgação. Você pode enviar conforme for solicitado pelo seu empregador, ou conforme você achar que é melhor para conseguir determinado emprego. Muitas pessoas optam por imprimir os seus currículos e levar em diferentes lojas entregando uma a uma, enquanto outras preferem pesquisar através de meios digitais e enviar os currículos em formato word através de e-mails. Não há um meio que seja mais certo para isso, já que o único objetivo é divulgar o máximo possível para conseguir alguma vaga.

No Currículo Lattes, a divulgação não é necessária. Basicamente tudo o que você precisa fazer é armazenar o seu currículo na Plataforma Lattes, que é uma plataforma digital que fornece apoio para fomento à pesquisa (Saiba mais sobre a Plataforma Lattes em : O que é a Plataforma Lattes?).

Após armazenado, o seu Currículo Lattes ficará disponível para caso você precise futuramente mostrar para o seu orientador, ou para alguma instituição de fomento a pesquisa através de programas como o PIBIC e o PROFICI.

4°- Resumo – Então qual o Resumo disso tudo?

  1. O Currículo Lattes é mais abrangente em relação ao Curriculum Vitae e tem o objetivo de conseguir financiamento a pesquisa para pesquisadores, instituições ou estudantes, enquanto que o Curriculum Vitae é mais voltados para empregos formais ou informais.
  2. O Currículo Lattes não precisa ser divulgado e geralmente fica em uma plataforma digital, enquanto que o CV tem o objetivo de ser divulgado de todas maneiras possíveis para se conseguir a tão sonhada vaga.
  3. O Currículo Lattes é “monitorado” pela Plataforma Lattes, e portanto, tem um maior nível de confiabilidade do que o CV, já que o CV é puramente administrado por qualquer pessoa e pode conter inverdades.

Parabéns! Agora você já sabe as diferenças básicas entre o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae. Seja qual for a sua área, pesquisar é sempre bom e estudar é sempre a melhor garantia de sucesso!

Como Preencher um Currículo Lattes

Como Preencher um Currículo Lattes
5 (100%) 1 vote

Para você que está iniciando a vida acadêmica e deseja ter uma ideia de como preencher o seu Currículo Lattes, vamos deixar aqui dicas com o passo a passo essencial para o seu preenchimento, de modo a deixá-lo o mais profissional possível. Se você caiu de paraquedas nesse artigo e não sabe O Que é O Currículo Lattes, acesse a nossa página que explica muito bem sobre, caso você já saiba, mas ainda não tem cadastro, acesse também o nosso passo a passo sobre Como Cadastrar um Currículo Lattes.

Passo 1º– Inserindo o seu Resumo

Como preencher um Currículo Lattes

O resumo é parte essencial do seu Currículo Lattes. É através dele que você irá se apresentar à maioria das pessoas que acessarem o seu currículo digital, então é essencial que você trabalhe bem as palavras que vai utilizar e o que você deve dizer neste resumo, de modo que ele seja profissional e ao mesmo tempo descreva bem os seus títulos já conquistados ou que ainda estão em formação.

Para acessar o seu currículo e atualizá-lo, vá a Plataforma Lattes e selecione a opção “Atualizar Currículo” como mostra a imagem abaixo.

 

 

Para esta parte do preenchimento do currículo você deverá iniciar com o seu título acadêmico atual. Se você já é graduado, inicie citando qual a sua graduação e qual a Instituição em que você se graduou. Se você é um graduando, inicie falando sobre qual graduação está em andamento e a Instituição em que você está concluindo o seu curso. Segue abaixo alguns exemplos:

Graduações em Andamento ou Concluídas – Cite quais graduações você possui, descrevendo o local de conclusão do curso e o ano de formação, caso as graduações ainda estejam em andamento, cite o nome da instituição e o semestre em que se encontra no momento.

Formação no Ensino Médio – Diga qual foi o colégio/escola em que você se formou no ensino médio, e se possível também o ano de formação.

Estágio – Se você estiver no momento em algum estágio, seja ele voluntário ou como bolsista, cite o nome da Instituição em que você está estagiando.

Eventos – Adicione um ou dois eventos que foram relevantes para a sua carreira, como a participação em Eventos Científicos, palestras, apenas para enriquecer um pouco mais o seu resumo.

Reuniões – Se você costuma ter reuniões semanais em algum grupo de estudo ou grupo científico, também descreva no seu resumo para mostrar que você é uma pessoa ativa nos seus estudos e que não deixa de lado nenhuma oportunidade.

O currículo abaixo servirá como um exemplo simples que você poderá utilizar como padrão. Desenvolva em cima dele como base, mas cite sua própria história, suas formações e progressos ao longo da sua carreira.

Passo 2º – Dados Gerais

Busque pela aba Dados Gerais. É a primeira aba ao acessar. Nesta aba você encontrará o básico, que são suas informações pessoais. Confira se os dados que você já inseriu estão de acordo com o que se espera, e verifique também se o preenchimento está completo. Você deverá informar:

Seu nome completo;

CPF e RG;

Nome dos Pais;

Assim como outras características padrão. Verifique também se a foto está boa e atualizada.

Passo 3º – Formação Acadêmica e Titulação + Formação Complementar.

Como preencher um Currículo Lattes

Na segunda aba superior a esquerda, você encontrará a aba de nome “Formação” como você pode ver na imagem 1 deste passo a passo.  Ao acessar esta aba, você encontrará um menu com as opções “Formação e Titulação” e “Formação Complementar”

Formação Acadêmica e Titulação – Nesta aba insira todas as suas formações, sejam elas de nível técnico, médio ou graduações em que você se formou. Ao selecionar esta aba, você verá a opção em tons de verde com o nome “Incluir Novo Item”. O próprio sistema oferece uma lista de opções que você poderá verificar em qual aba devida você se encaixa.

Formação Complementar – Esta aba é referente a cursos em geral que você já realizou. Mesmo os cursos com duração de 10 horas podem ser incluídos, então coloque aqui todos os cursos que você já realizou ao longo da sua vida e que sejam relevantes para a sua formação acadêmica.

Passo 4º – Atuação Profissional

A terceira aba é referente a sua Atuação Profissional e você poderá encontra-la sob o nome de “Atuação”. Ao selecionar a opção “Atuação Profissional” dentro da aba “Atuação” você irá encontrar algo parecido com a imagem abaixo:

Como preencher um Currículo Lattes

Clique na aba “Incluir Novo Item” e selecione qual sua atuação acadêmica já realizada. Coloque aqui as informações referentes a estágios, sendo eles voluntários ou remunerados, descrevendo a data, se estão ainda em atividade ou se já acabaram, o nome da instituição e a sigla da instituição, como vocês podem ver no exemplo acima.

Passo 5º – Projetos de Pesquisa

Caso você já tenha participado de algum projeto de pesquisa em um laboratório, vá até a aba Projetos e selecione a opção “Projetos de Pesquisa”.

Esta aba é extremamente profissional, então descreva bem o seu projeto de pesquisa, sua atuação no projeto, quem foi o seu orientador, qual foi a instituição em que você realizou o projeto e etc… Todas essas informações serão verificadas pela Plataforma Lattes, então seja verdadeiro quanto as informações, principalmente quanto ao orientador, pois ele será notificado para confirmar se o projeto é real ou não.

Passo 6º – Eventos

Como falei durante o 1° passo (Resumo) é essencial descrever eventos que você já participou ao longo da sua vida, pois eles fazem parte da sua carreira acadêmica. Procure pela aba Eventos na lista e comece a descrever quais eventos você já participou. Seja, como sempre, bem descritivo, informando o que você fez durante o evento, se participou como monitor ou como ouvinte, se teve uma atuação direta no funcionamento do evento ou não. Tudo isso irá deixar o seu currículo mais profissional.

Ao fim da criação do seu currículo, ele será revisado  pela Plataforma Lattes e ficará disponível ao público dentro de algumas horas. Você poderá acessar o seu perfil e ver todos os dados sempre que quiser. Lembre-se sempre de manter seu currículo atualizado sempre que uma nova informação surgir, currículos atualizados refletem um bom profissional.

Como preencher um Currículo Lattes

 

Parabéns! O preenchimento do seu Currículo Lattes está concluído. Esse foi o passo a passo para a criação básica de um Currículo Lattes. Agora que as informações mais relevantes já foram adicionadas, você já estará apto para divulgar o seu currículo e conseguir estágios dentro da sua Instituição de Ensino. Não deixe de verificar os outros tutoriais com mais dicas e informações referentes ao Currículo Lattes e sucesso na sua carreira.

Como Cadastrar Um Currículo Lattes

Como Cadastrar Um Currículo Lattes
5 (100%) 9 votes

O Currículo Lattes é indispensável para você que é estudante e está começando a sua vida acadêmica, ele é o primeiro passo na estruturação da carreira de um pesquisador devido a confiabilidade, sua abrangência e informações de alta relevância para o meio acadêmico.

Para você que ainda não conhece o currículo lattes, ou deseja ter mais informações sobre ele, acesse o nosso guia e entenda um pouco mais sobre esse assunto: Fazer Currículo Lattes

Se você já leu o nosso artigo, ou já entende o suficiente sobre o currículo lattes e deseja apenas saber como cadastrar o seu currículo lattes, vamos fazer um passo a passo pra você do começo ao fim, explicando cada detalhe.

Basta seguir os passos e em pouco minutos você terá um currículo profissional, disponível numa plataforma digital.

Passo 1ºAcessando a Plataforma Lattes e a aba de cadastro do currículo:

Para acessar a Plataforma Lattes, clique no link a seguir, em seguida selecione a opção “cadastrar currículo” como você poderá ver na imagem abaixo

Passo 2º – Tela de Cadastro do Currículo Lattes

Ao selecionar a opção de cadastrar um novo currículo, você irá se deparar com as opções abaixo. Tudo que você precisará informar é o seu País de Nacionalidade, um e-mail e criar uma senha que você se lembre. Se você ainda não tiver um e-mail, tente criar o quanto antes, pois é um passo essencial em qualquer área profissional e nós sugerimos o Gmail como plataforma.

Por último não se esqueça de preencher as letras e números que aparecerem na imagem, e então clique em Próximo para continuar.

 

Passo 3º – Informação Pessoal

A Plataforma Lattes é um site seguro e confiável administrado pelo CNPQ que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Então não se preocupe, suas informações pessoais estarão seguras, apenas o seu currículo profissional será divulgado.

Para preencher esta parte da criação do currículo, você irá precisar de preencher algumas informações pessoais relevantes, então pegue a sua carteira de identidade e o seu CPF pois a maior parte das informações necessárias estarão nesses dois documentos. Você pode também informar o seu passaporte, mas é opcional, então não se preocupe se você ainda não tiver.

Passo 4º – Endereço e Contato

Nesta parte você irá se deparar inicialmente com duas opções, “Residencial” e “Profissional”. Caso você tenha interesse em informar apenas o seu endereço de trabalho, selecione a opção “Profissional”, porém recomendamos que utilize a opção “Residencial”. Para isto você irá precisar apenas informar o país e o CEP do local onde você mora, a plataforma irá fazer uma busca pelo CEP e informar automaticamente sua localidade.

 

Passo 5º – Formação Acadêmica

Para a formação acadêmica, você deverá informar a sua formação já concluída e a formação em andamento. Na maioria das vezes quem está fazendo um Currículo Lattes acabou de entrar na universidade e está precisando do Currículo para entrar em algum laboratório de pesquisa. Se for este o seu caso, em “Formação Acadêmica Concluída” você irá informar a sua conclusão do Ensino Médio (2° Grau) e logo em seguida selecionar a lupa e pesquisar pelo nome do seu colégio/escola de formação. Não esqueça também de informar a data de início e conclusão do Ensino Médio.

Em seguida, na aba Formação Acadêmica em Andamento, selecione qual tipo de curso está em andamento.

Caso você selecione “Graduação” será exibida a nova aba “Curso” além de instituição. Em instituição, escolha o nome da sua Instituição de Ensino onde você faz o seu curso de graduação. Em seguida, na aba curso, ao clicar na lupa, será exibido um menu onde você irá selecionar corretamente qual curso está em andamento. Não esqueça de informar a data de início do curso.

Passo 6º – Atuação profissional

Neste passo, o mais comum é que os usuários iniciantes ainda não tenham uma atuação profissional, já que estão iniciando o seu Currículo Lattes e a maioria dos iniciantes ainda não teve um vínculo empregatício. Se for esse o seu caso, selecione a opção com a seta verde escrito Não. Se por acaso você já teve algum vínculo profissional, mesmo que algum estágio anterior (como bolsista ou voluntário) e deseja informar, selecione a opção Sim. Use as ferramentas de pesquisa (lupas) marcadas na caixa em azul para informar a sua Instituição e o Tipo de Vínculo, que já vêm predefinidos pela Plataforma Lattes.

fazer curriculo lattes

 

Passo 7º – Área de Atuação.

Último passo da criação do seu Currículo Lattes, mas não menos importante. Neste passo, você deverá informar a sua área de atuação, ou seja, basicamente sua área de estudo. Para isso, selecione a lupa marcada com a seta verde. Logo após selecionar, uma caixa de seleções será exibida. Busque a opção que é referente a sua área de atuação e selecione, como neste exemplo, Biologia Geral. Selecione também os idiomas que você fala e o seu nível de compreensão em cada idioma. Os níveis do idioma são divididos em 4 – Compreensão, Leitura, Fala e Escrita, e cada um desses é dividido em 3 seleções de nível – Pouco, Bom e Excelente.

Selecione o que se aplica a você e clique em próximo.

curriculo lattes cadastrar

 

Parabéns! O seu Currículo Lattes está concluído. Verifique o seu e-mail para confirmação, lembre-se sempre de anotar a senha utilizada para não esquecer e atualize o seu currículo com frequência, pois um currículo atualizado reflete um bom profissional.