Como Preencher um Currículo Lattes

Como Preencher um Currículo Lattes
5 (100%) 1 vote

Para você que está iniciando a vida acadêmica e deseja ter uma ideia de como preencher o seu Currículo Lattes, vamos deixar aqui dicas com o passo a passo essencial para o seu preenchimento, de modo a deixá-lo o mais profissional possível. Se você caiu de paraquedas nesse artigo e não sabe O Que é O Currículo Lattes, acesse a nossa página que explica muito bem sobre, caso você já saiba, mas ainda não tem cadastro, acesse também o nosso passo a passo sobre Como Cadastrar um Currículo Lattes.

Passo 1º– Inserindo o seu Resumo

Como preencher um Currículo Lattes

O resumo é parte essencial do seu Currículo Lattes. É através dele que você irá se apresentar à maioria das pessoas que acessarem o seu currículo digital, então é essencial que você trabalhe bem as palavras que vai utilizar e o que você deve dizer neste resumo, de modo que ele seja profissional e ao mesmo tempo descreva bem os seus títulos já conquistados ou que ainda estão em formação.

Para acessar o seu currículo e atualizá-lo, vá a Plataforma Lattes e selecione a opção “Atualizar Currículo” como mostra a imagem abaixo.

 

 

Para esta parte do preenchimento do currículo você deverá iniciar com o seu título acadêmico atual. Se você já é graduado, inicie citando qual a sua graduação e qual a Instituição em que você se graduou. Se você é um graduando, inicie falando sobre qual graduação está em andamento e a Instituição em que você está concluindo o seu curso. Segue abaixo alguns exemplos:

Graduações em Andamento ou Concluídas – Cite quais graduações você possui, descrevendo o local de conclusão do curso e o ano de formação, caso as graduações ainda estejam em andamento, cite o nome da instituição e o semestre em que se encontra no momento.

Formação no Ensino Médio – Diga qual foi o colégio/escola em que você se formou no ensino médio, e se possível também o ano de formação.

Estágio – Se você estiver no momento em algum estágio, seja ele voluntário ou como bolsista, cite o nome da Instituição em que você está estagiando.

Eventos – Adicione um ou dois eventos que foram relevantes para a sua carreira, como a participação em Eventos Científicos, palestras, apenas para enriquecer um pouco mais o seu resumo.

Reuniões – Se você costuma ter reuniões semanais em algum grupo de estudo ou grupo científico, também descreva no seu resumo para mostrar que você é uma pessoa ativa nos seus estudos e que não deixa de lado nenhuma oportunidade.

O currículo abaixo servirá como um exemplo simples que você poderá utilizar como padrão. Desenvolva em cima dele como base, mas cite sua própria história, suas formações e progressos ao longo da sua carreira.

Passo 2º – Dados Gerais

Busque pela aba Dados Gerais. É a primeira aba ao acessar. Nesta aba você encontrará o básico, que são suas informações pessoais. Confira se os dados que você já inseriu estão de acordo com o que se espera, e verifique também se o preenchimento está completo. Você deverá informar:

Seu nome completo;

CPF e RG;

Nome dos Pais;

Assim como outras características padrão. Verifique também se a foto está boa e atualizada.

Passo 3º – Formação Acadêmica e Titulação + Formação Complementar.

Como preencher um Currículo Lattes

Na segunda aba superior a esquerda, você encontrará a aba de nome “Formação” como você pode ver na imagem 1 deste passo a passo.  Ao acessar esta aba, você encontrará um menu com as opções “Formação e Titulação” e “Formação Complementar”

Formação Acadêmica e Titulação – Nesta aba insira todas as suas formações, sejam elas de nível técnico, médio ou graduações em que você se formou. Ao selecionar esta aba, você verá a opção em tons de verde com o nome “Incluir Novo Item”. O próprio sistema oferece uma lista de opções que você poderá verificar em qual aba devida você se encaixa.

Formação Complementar – Esta aba é referente a cursos em geral que você já realizou. Mesmo os cursos com duração de 10 horas podem ser incluídos, então coloque aqui todos os cursos que você já realizou ao longo da sua vida e que sejam relevantes para a sua formação acadêmica.

Passo 4º – Atuação Profissional

A terceira aba é referente a sua Atuação Profissional e você poderá encontra-la sob o nome de “Atuação”. Ao selecionar a opção “Atuação Profissional” dentro da aba “Atuação” você irá encontrar algo parecido com a imagem abaixo:

Como preencher um Currículo Lattes

Clique na aba “Incluir Novo Item” e selecione qual sua atuação acadêmica já realizada. Coloque aqui as informações referentes a estágios, sendo eles voluntários ou remunerados, descrevendo a data, se estão ainda em atividade ou se já acabaram, o nome da instituição e a sigla da instituição, como vocês podem ver no exemplo acima.

Passo 5º – Projetos de Pesquisa

Caso você já tenha participado de algum projeto de pesquisa em um laboratório, vá até a aba Projetos e selecione a opção “Projetos de Pesquisa”.

Esta aba é extremamente profissional, então descreva bem o seu projeto de pesquisa, sua atuação no projeto, quem foi o seu orientador, qual foi a instituição em que você realizou o projeto e etc… Todas essas informações serão verificadas pela Plataforma Lattes, então seja verdadeiro quanto as informações, principalmente quanto ao orientador, pois ele será notificado para confirmar se o projeto é real ou não.

Passo 6º – Eventos

Como falei durante o 1° passo (Resumo) é essencial descrever eventos que você já participou ao longo da sua vida, pois eles fazem parte da sua carreira acadêmica. Procure pela aba Eventos na lista e comece a descrever quais eventos você já participou. Seja, como sempre, bem descritivo, informando o que você fez durante o evento, se participou como monitor ou como ouvinte, se teve uma atuação direta no funcionamento do evento ou não. Tudo isso irá deixar o seu currículo mais profissional.

Ao fim da criação do seu currículo, ele será revisado  pela Plataforma Lattes e ficará disponível ao público dentro de algumas horas. Você poderá acessar o seu perfil e ver todos os dados sempre que quiser. Lembre-se sempre de manter seu currículo atualizado sempre que uma nova informação surgir, currículos atualizados refletem um bom profissional.

Como preencher um Currículo Lattes

 

Parabéns! O preenchimento do seu Currículo Lattes está concluído. Esse foi o passo a passo para a criação básica de um Currículo Lattes. Agora que as informações mais relevantes já foram adicionadas, você já estará apto para divulgar o seu currículo e conseguir estágios dentro da sua Instituição de Ensino. Não deixe de verificar os outros tutoriais com mais dicas e informações referentes ao Currículo Lattes e sucesso na sua carreira.

Deixe um comentário