Como Melhorar o Curriculum Vitae

Como Melhorar o Curriculum Vitae
5 (100%) 2 votes

Este guia tem o objetivo de ajudar todos aqueles que estão buscando a sua vaga de emprego tão desejada e querem melhorar o seu Curriculum Vitae. Se você ainda não sabe, o Curriculum Vitae ou CV é a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho, para saber mais o que é um Curriculum Vitae e como preencher o seu, acesse os nossos guias a seguir e não perca tempo.

Agora que você já sabe para que serve e como preencher o seu CV, vamos ao guia do que você pode fazer para melhorar o seu CV.

1° Passo – Poucas Páginas

O Curriculum Vitae tem o objetivo de ser o mais direto possível, dando as informações mais relevantes possíveis num curto espaço de tempo. Para preencher um CV com qualidade e passar de vez nesse quesito, faça um currículo com poucas páginas. Foque apenas no essencial, não precisa descrever sua carreira inteira, nem todos empregos que você já fez, nem todos os seus cursos, tente focar no que a vaga está pedindo de você.

 

2° Passo – Faça um Currículo Direcionado Para a Sua Vaga

Muitas pessoas fazem um currículo “Padrão” e saem distribuindo em diversas empresas diferentes na esperança de que uma delas chame, evite fazer esse tipo de coisa. Se tratando de Currículo, qualidade é muito melhor do que quantidade.

Foque na empresa que você está buscando, fale sobre suas habilidades para a vaga que você deseja dentro dessa empresa, fale sobre o porque de você querer fazer parte dessa empresa, para mostrar o quanto você está por dentro do assunto e realmente interessado nessa vaga.

Um currículo padrão não vai chamar tanta atenção.

 

3° Passo – Melhores Habilidades e Melhores Trabalhos na Área. 

Quando for fazer o currículo, diga quais são suas habilidades para aquela vaga, e quais trabalhos anteriores você já realizou dentro dessa área. Mas tome cuidado! Não se exceda! Se você já teve um emprego muito bom em uma grande multinacional, mas no momento está fora de serviço, enviar um currículo para uma empresa pequena pode ser assustador para o contratante, que muitas vezes achará que você deseja um salário muito mais alto do que o que eles podem oferecer.

Neste caso, tente deixar claro que você está buscando novas oportunidades, ou diga suas pretensões salariais, isso irá reduzir um pouco o impacto. Geralmente os contratantes entram em contato para marcar entrevista quando o currículo de um candidato é muito superior ao esperado para tentar entender o porque dele ter se candidatado para aquela vaga, então também não precisa se desesperar.

4° Passo – Preencha Apenas Assuntos Referentes a Sua Vida Profissional

tipos de curriculum

Tente evitar quaisquer detalhes no currículo que não tenha relação com sua vida profissional. Não precisa dizer se tem filhos, não precisa citar as razões de você estar procurando emprego. Nunca pare pra dizer que você precisa muito desse emprego e que não tem outra saída.

O desespero não é uma característica profissional e o contratante vai pensar duas vezes antes de contratar uma pessoa que está implorando pela vaga em um currículo, pois o que a empresa busca é encontrar profissionais qualificados e que tenham um real interesse naquela vaga, ela não está buscando alguém que só está desesperado por ganhar dinheiro e que por isso está querendo aquela vaga.

Então, mesmo que essa seja a sua situação, não comente sobre, aja com profissionalismo e mostre que você tem capacidade de conseguir o que está buscando.

5° Passo – Não Minta!

Pode parecer até um ponto muito simples a se comentar, mas muitos profissionais mentem na hora de produzir o seu currículo, seja para mostrar que tem habilidades superiores ao que realmente tem, ou pra exibir títulos, capacidades e disponibilidade de horário.

Seja o mais direto e simples possível. O contratante irá investigar um pouco a sua vida, ver se suas habilidades realmente batem, e mesmo que você seja contratado, se o seu desempenho durante o trabalho não for condizente com as habilidades que você colocou no currículo, a demissão é algo certo a se esperar.

 

6° Passo – Ortografia

A ortografia é, talvez, o passo mais importante diante de todos os outros. Não adianta ter muitas habilidades, um currículo de assustar, uma capacidade de liderar incrível, se você escreve errado até no seu currículo.

Tente deixar o seu currículo com um português impecável, não precisa ter palavras bonitas ou antiquadas, o essencial é que ele não contenha erros de português cometer um erro ou outro, pode acontecer, mas evite ao máximo, verifique diversas vezes para garantir que a grafia do seu currículo está correta e depois, pode imprimir e enviar para a empresa que você deseja.

7° Passo – A hora da Entrevista

Parabéns! Seu currículo foi selecionado para uma entrevista e agora é a hora de sentar frente a frente com o seu entrevistador.

O primeiro passo diante disso, é manter a calma e mostrar que você está ali como um profissional qualificado, e não como uma pessoa qualquer buscando uma vaga por dinheiro.

Entre na sala, aperte a mão do entrevistador, fale com a voz firme sendo direto(a) no que você tem a falar sobre você. Responda as perguntas com calma. Lembre-se que ele vai selecionar você de acordo com suas respostas, então se mantenha tranquilo(a), você sabe que esse emprego é seu e que você só precisa manter a calma e se mostrar capaz.

Parabéns! Agora que você sabe como melhorar o seu Curriculum Vitae, suas chances no mercado de trabalho podem aumentar e muito! Não esqueça de conferir nossos outros guias e aprender sempre um pouco mais.

Deixe um comentário