Como Fazer um Bom Resumo Profissional

Como Fazer um Bom Resumo Profissional
5 (100%) 1 vote

O resumo profissional pode ter diversas funções, se você deseja achar aquele bico rápido na Internet, ou apresentar para alguém que perguntou sobre suas habilidades para uma possível contratação, ou até mesmo para colocar no seu Currículo e passar a enviar um Currículo padrão com um bom resumo sobre sua vida profissional. Dito isto, fica mais fácil de entender que um bom resumo profissional, traz consigo grandes oportunidades de trabalho em quaisquer áreas que você atue. Então fique atento às dicas e não deixe de verificar se cada dica foi seguida corretamente ao finalizar o seu resumo.



1° Dica – Portfólio/ Experiência Profissional 

Um Portfólio é como e chamam os trabalhos anteriores já realizados em determinada área. Para um fotógrafo, o seu Portfólio são todas e quaisquer fotos que ele tirou ao longo da sua vida. Para um programador, um Portfólio são os programas que ele já desenvolveu, o Portfólio é essencial para trabalhos de contratação rápida, informais, ou qualquer outro serviço. Já no caso de um Currículo como o Curriculum Vitae, por exemplo, o que contará é a sua experiência profissional pois não há espaço para mostrar o seu portfólio. Neste caso, tente descrever qual sua experiência na área que você deseja atuar, em qual tipo de serviço você já atuou e por quanto tempo.

Exemplo:

  • 10 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, com foco em linguagem C++
    Ou
  • 5 anos como professor de língua inglesa.

 

2° Dica – Características Pessoais.

Você pode não dar tanta importância no dia a dia, mas cada pessoa tem características pessoais que as diferem umas das outras, e algumas delas são muito valorizadas no mercado de trabalho. Existem pessoas com espírito de liderança que almejam cargos mais altos como os de gerência, porém não basta ter espírito de liderança, é necessário também falar da sua capacidade de gestão de pessoas e de organização, neste caso.

Como você pode ver, cada cargo que você deseja alcançar, irá exigir de você habilidades que você como funcionário, deverá ter e efetuar diariamente dentro da empresa. Então, busque focar as suas habilidades de acordo com o emprego que você está buscando, mas nunca minta

 

Exemplo:

Gerente –

  • Capacidade de Liderança com foco em Gestão de Pessoas
  • Capacidade de organização e alto nível de responsabilidade
  • Assiduidade e Pontualidade
  • Focado em objetivos, mas sem esquecer as relações humanas.

 

3° Dica – Relação Interpessoal

 

A sua relação interpessoal, que muitas vezes é obrigatório na maioria dos trabalhos.

Como nos relacionamos com diversas pessoas no dia-a-dia, a sua capacidade de lidar com essas pessoas deverá ser sempre excepcional. Caso o seu emprego seja de atendimento, por exemplo, características essenciais são as de comunicatividade e paciência.

 

Exemplo:

Atendente-

  • Comunicatividade
  • Capacidade de lidar com o público.

 

4° Dica – Exibindo bem o seu Resumo Profissional.

O resumo profissional é crucial para qualquer emprego ou serviço informal que você esteja buscando, você irá conquistar o seu empregador através dele, então tente evitar quaisquer erros de português.

Não minta sobre suas habilidades, o empregador pode estar buscando justamente alguém com a habilidade que você disse que tinha mas não tem, e na hora do vamos ver… você vai sair na pior.

No caso de um Currículo, o seu Resumo Profissional virá geralmente na parte inferior, mas não é menos importante que o restante, pelo contrário, ele servirá como critério de exclusão na hora da escolha dos melhores perfis para o trabalho.

5° Dica – Exemplo Final de um bom Resumo Concluído para o Cargo de Gerente.

Gerente –

  • Experiência de 10 anos como Gerente de Produção
  • 5 anos de atuação em Multinacional de Produção X
  • Capacidade de Liderança com foco em Gestão de Pessoas
  • Capacidade de organização e alto nível de responsabilidade
  • Assiduidade e Pontualidade
  • Focado em objetivos
  • Comunicatividade e Prestatividade

Como a gerência pode não ser o seu caso, use esse exemplo apenas como espelhamento para desenvolver o seu Resumo Profissional.

 

Parabéns, seu Resumo Profissional está concluído. Não deixe de atualizá-lo sempre que necessário, quanto mais tempo de serviço ou capacidades você adquirir ao longo da sua vida profissional, melhor será para o seu Resumo Profissional, então busque sempre deixá-lo da melhor maneira possível