Como Cadastrar Um Currículo Lattes

Como Cadastrar Um Currículo Lattes
5 (100%) 9 votes

O Currículo Lattes é indispensável para você que é estudante e está começando a sua vida acadêmica, ele é o primeiro passo na estruturação da carreira de um pesquisador devido a confiabilidade, sua abrangência e informações de alta relevância para o meio acadêmico.

Para você que ainda não conhece o currículo lattes, ou deseja ter mais informações sobre ele, acesse o nosso guia e entenda um pouco mais sobre esse assunto: Fazer Currículo Lattes

Se você já leu o nosso artigo, ou já entende o suficiente sobre o currículo lattes e deseja apenas saber como cadastrar o seu currículo lattes, vamos fazer um passo a passo pra você do começo ao fim, explicando cada detalhe.

Basta seguir os passos e em pouco minutos você terá um currículo profissional, disponível numa plataforma digital.

Passo 1ºAcessando a Plataforma Lattes e a aba de cadastro do currículo:

Para acessar a Plataforma Lattes, clique no link a seguir, em seguida selecione a opção “cadastrar currículo” como você poderá ver na imagem abaixo

Passo 2º – Tela de Cadastro do Currículo Lattes

Ao selecionar a opção de cadastrar um novo currículo, você irá se deparar com as opções abaixo. Tudo que você precisará informar é o seu País de Nacionalidade, um e-mail e criar uma senha que você se lembre. Se você ainda não tiver um e-mail, tente criar o quanto antes, pois é um passo essencial em qualquer área profissional e nós sugerimos o Gmail como plataforma.

Por último não se esqueça de preencher as letras e números que aparecerem na imagem, e então clique em Próximo para continuar.

 

Passo 3º – Informação Pessoal

A Plataforma Lattes é um site seguro e confiável administrado pelo CNPQ que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Então não se preocupe, suas informações pessoais estarão seguras, apenas o seu currículo profissional será divulgado.

Para preencher esta parte da criação do currículo, você irá precisar de preencher algumas informações pessoais relevantes, então pegue a sua carteira de identidade e o seu CPF pois a maior parte das informações necessárias estarão nesses dois documentos. Você pode também informar o seu passaporte, mas é opcional, então não se preocupe se você ainda não tiver.

Passo 4º – Endereço e Contato

Nesta parte você irá se deparar inicialmente com duas opções, “Residencial” e “Profissional”. Caso você tenha interesse em informar apenas o seu endereço de trabalho, selecione a opção “Profissional”, porém recomendamos que utilize a opção “Residencial”. Para isto você irá precisar apenas informar o país e o CEP do local onde você mora, a plataforma irá fazer uma busca pelo CEP e informar automaticamente sua localidade.

 

Passo 5º – Formação Acadêmica

Para a formação acadêmica, você deverá informar a sua formação já concluída e a formação em andamento. Na maioria das vezes quem está fazendo um Currículo Lattes acabou de entrar na universidade e está precisando do Currículo para entrar em algum laboratório de pesquisa. Se for este o seu caso, em “Formação Acadêmica Concluída” você irá informar a sua conclusão do Ensino Médio (2° Grau) e logo em seguida selecionar a lupa e pesquisar pelo nome do seu colégio/escola de formação. Não esqueça também de informar a data de início e conclusão do Ensino Médio.

Em seguida, na aba Formação Acadêmica em Andamento, selecione qual tipo de curso está em andamento.

Caso você selecione “Graduação” será exibida a nova aba “Curso” além de instituição. Em instituição, escolha o nome da sua Instituição de Ensino onde você faz o seu curso de graduação. Em seguida, na aba curso, ao clicar na lupa, será exibido um menu onde você irá selecionar corretamente qual curso está em andamento. Não esqueça de informar a data de início do curso.

Passo 6º – Atuação profissional

Neste passo, o mais comum é que os usuários iniciantes ainda não tenham uma atuação profissional, já que estão iniciando o seu Currículo Lattes e a maioria dos iniciantes ainda não teve um vínculo empregatício. Se for esse o seu caso, selecione a opção com a seta verde escrito Não. Se por acaso você já teve algum vínculo profissional, mesmo que algum estágio anterior (como bolsista ou voluntário) e deseja informar, selecione a opção Sim. Use as ferramentas de pesquisa (lupas) marcadas na caixa em azul para informar a sua Instituição e o Tipo de Vínculo, que já vêm predefinidos pela Plataforma Lattes.

fazer curriculo lattes

 

Passo 7º – Área de Atuação.

Último passo da criação do seu Currículo Lattes, mas não menos importante. Neste passo, você deverá informar a sua área de atuação, ou seja, basicamente sua área de estudo. Para isso, selecione a lupa marcada com a seta verde. Logo após selecionar, uma caixa de seleções será exibida. Busque a opção que é referente a sua área de atuação e selecione, como neste exemplo, Biologia Geral. Selecione também os idiomas que você fala e o seu nível de compreensão em cada idioma. Os níveis do idioma são divididos em 4 – Compreensão, Leitura, Fala e Escrita, e cada um desses é dividido em 3 seleções de nível – Pouco, Bom e Excelente.

Selecione o que se aplica a você e clique em próximo.

curriculo lattes cadastrar

 

Parabéns! O seu Currículo Lattes está concluído. Verifique o seu e-mail para confirmação, lembre-se sempre de anotar a senha utilizada para não esquecer e atualize o seu currículo com frequência, pois um currículo atualizado reflete um bom profissional.

Deixe um comentário